Textos dos alunos


2o. Semestre de 2013

O USO DAS TIC E AS ALTERAÇÕES NO SÉCULO XX


Alexandra Correa Lima RA: 2013015

Regina Pires Godoy Peixoto RA: 2013324
 
Referência: POCINHO, Ricardo Filipe da Silva; GASPAR, João Pedro Marceneiro. O uso das TIC e as alterações no espaço educativo. Disponível em: <http://www.exedrajournal.com/docs/N6/09-Edu.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2013

O constante avanço das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) produz um novo padrão do processo ensino/aprendizagem, modificando os papéis, alterando o conceito em sala de aula.

Questionando o papel da escola e dos professores bem como a necessidade de alterar o papel interativo dos alunos, pois hoje ensinar não é a mera transmissão de conhecimentos.

Porque para sobreviver na sociedade, depende desses avanços tecnológicos obtendo um caminho no mercado de trabalho do século XXI, o ser humano precisa desenvolver se uma série de novas capacidades como a autogestão de problemas, adaptáveis diante de novas tarefas, a responsabilização, assim como a auto-aprendizagem, com vontade e dinamismo para trabalhar em grupo de modo cooperativo

Nessa situação em que as possibilidades de derrubar as barreiras do espaço e do tempo educativo são maiores, a educação informal e o uso do quadro negro, como recurso único, e implantar também novas tecnologias nos ambientes virtuais que conduz à necessidade de pesquisa e reflexão, desenvolvendo assim a capacidade e o aprendizado do aluno.

POTENCIALIDADES DAS TIC NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS- UM ESTUDO DE CASO
 
Fernanda Oliveira RA: 2013405

Rodnei Fernando: RA: 2013256

Referência: MARTINHO, Tânia; POMBO, Lúcia. Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais: um estudo de caso. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen8/ART8_Vol8_N2.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2013.

No artigo Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais um estudo de caso, insere-se num estudo exploratório de natureza mista e pretende demonstrar as potencialidades das TIC, ao nível do ensino das Ciências Naturais, nomeadamente no que se refere ao empenho, motivação, rigor e aprendizagem dos alunos.

Foi realizado um estudo de caso, onde participaram alunos do Ensino Básico, sendo implementadas diversas estratégias baseadas na utilização das tecnologias e recolhidos elementos de avaliação através de aplicação de questionários em vários momentos, nomeadamente no início do estudo, de forma a caracterizar a turma; durante o estudo, depois da implementação de cada estratégia apoiada nas tecnologias; e no final do estudo de forma a reunir as opiniões finais relativas à implementação das novas estratégias e análise de conteúdo dos diferentes trabalhos propostos aos alunos.
 
De forma geral, as estratégias revelaram resultados positivos em termos de comportamento, de motivação, de aproveitamento e de aquisição de competências Tecnológicas e atitudinais

 
DINÂMICA DE AULAS DE CIÊNCIAS COM O EMPREGO DE TIC’S

Igor Costa RA: 2013250
João Caldas RA: 2013212

RUPPENTHAL, Raquel; SANTOS, Tatiana Linhares dos; PRATI, Tatiana Valesca. A utilização de mídias e TICs nas aulas de Biologia: como explorá-las. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/18163/23015>. Acesso em: 22 nov. 2013.

O presente artigo analisa a eficiência do emprego de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em aulas de ciências.

Atualmente os recursos tecnológicos estão ampla e profundamente difundidos no cotidiano popular, inclusive na esfera educacional. Através deles, é possível elaborar aulas dinâmicas e atraentes, que despertem o interesse dos alunos e facilite seu aprendizado, independente do tema abordado.

            Este artigo descreve a análise realizada por três pesquisadoras em aulas de ciências sobre ecologia, vírus e animais com o auxílio da tecnologia moderna.

            Comprovadamente os alunos demonstraram mais motivação em relação ás aulas tradicionais, devido ás dinâmicas envolvidas; eles relataram que o método convencional não é tão atraente pela falta de movimentos e interação.

            É muito importante ressaltar que a presença do professor ainda continua sendo essencial; a aplicação da tecnologia associada ao ensino de ciências sob a orientação de um profissional competente mostrou-se uma estratégia extremamente eficaz, uma ferramenta valiosa no que diz respeito á estimular o potencial, criatividade e participação coletiva do grupo. O aprendizado torna-se mais consistente e o cenário educacional torna-se mais envolvente e atrativo, elevando o ensino á um nível superior.

JOVENS SÃO FASCINADOS COM USO DAS TICs

Michel Paulo da Silva RA 2013222

João Felipe Rodrigues da Silva RA 2013308

RUPPENTHAL, Raqu El; SANTOS, Tatiana Linhares dos; PRATI, Tatiana Valesca. A utilização de mídias e TICs nas aulas de Biologia: como explorá-las. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/18163/23015>. Acesso em: 22 nov. 2013.

Vivemos em uma realidade tecnológica, onde encontramos ferramentas que possibilitam fornecer informações de qualidade em espaço de tempo curto. Quando se trata de educação a Tecnologia da Informação e comunicação (TIC) é um método que faz com que se aprimore ainda mais o conhecimento do individuo.

Alunos de Ciências Biológicas, através de Mídias proporcionaram um ambiente de estudos agradável, sai da lousa ou quadro para a uma imagem de três dimensões, com isso, notou-se que os alunos se sentiram estimulados por conta do espaço dinâmico que se tornou a sala de aula.

O resultado deste estudo mostra que Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), é coerente quando se trata em educação com qualidade, mas para que aconteça a aprendizagem com sucesso tem que existir uma harmonia entre o professor e está ferramenta de trabalho.

Pode- se concluir que a Tecnologia da Informação e comunicação (TIC), oferece eixos que propiciam uma articulação para que o ensino aprendizado seja transmitido com sucesso.

TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA

Gabriela Biaseto RA:2013091

Graziela Fernandes RA:2013111

RUPPENTHAL, Raquel; SANTOS, Tatiana Linhares dos; PRATI, Tatiana Valesca. A utilização de mídias e TICs nas aulas de Biologia: como explorá-las. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p.378-389, 22 nov. 2013.
 
Devido a globalização, as tecnologias se espalharam rapidamente pelo mundo, o que obrigou as escolas a se atualizarem para atender as novas cobranças impostas pela sociedade. Então tornou-se para a escola importante incluir as TIC’s no seu currículo pedagógico para que os alunos adquiram conhecimento do novo e estejam preparados para se conectarem com o novo.

Pensando assim, todas as disciplinas deveriam utilizar um pouco das TIC’s em suas aulas de modo a atrair seus alunos para o aproveitamento da mesma, já que estes são fascinados pela tecnologia.

Analisando o ensino de ciências que visa à formação do indivíduo para compreensão e participação ativa e crítica no meio em que vive, a partir dos objetos utilizados em sala, cabe ao professor utilizar de meios como televisão, internet entre outros para que seus alunos consigam relacionar coisas que aprenderam em sala com situações reais e problemas existentes no local em que vivem.

Concluindo assim que hoje a escola necessita fazer essa mudança para que agregue conhecimentos científicos atuais e didáticos e realmente úteis no desenvolvimento conectivo de seus alunos.

TECNOLOGIAS AUXILIARES PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Fernanda Brinstein Fernandes RA: 2013335

Jéssica Oliveira de Souza RA: 2013336

ANDREIS, Iara Vanise; SCHEID, Profa. Drª Neusa Maria John. O USO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE BIOLOGIA. Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da Uri, Erechim, v. 6, n. 11, p.58-64, 22 nov. 2013.

 O artigo científico sobre tecnologia no ensino de ciências e biologia é introduzido com conceitos de tecnologias da informação e comunicação, uma explicação completa sobre essas novas tecnologias que são cada vez mais valorizadas no âmbito escolar, auxiliando os tradicionais giz e lousa. Essas novidades fazem com que a escola deixe de ser a única detentora do conhecimento e deixa o ensino mais dinâmico e atrativo para os alunos de primeiro a terceiro colegial que estão no auge dessa tecnologia de entretenimento e conhecimento.

O artigo relatou a criação de um blog nas aulas de biologia juntamente com as professoras que coordenam o laboratório de informática existente nesta escola, onde os discentes puderam pesquisar e divulgar os assuntos mais discutidos em aula, aliando assim a teoria com as tecnologias e o interesse dos alunos.

O blog foi apresentado para os alunos e professores por meio de recursos tecnológicos como data show, servindo como critério de avaliação tanto em relação à apresentação feita quanto ao conteúdo utilizado.

Trabalhos como esses feitos em sala de aula, com auxilio de docentes e profissionais da tecnologia, estimulam o uso correto dos alunos quando forem fazer o uso das tecnologias sozinho fora da escola, e além de servir de fonte de conhecimento, o trabalho auxilia também na digitação, o acesso a sites e manuseio da estrutura do programa, bem como a promoção da troca de saberes e a construção coletiva do conhecimento. Além de que trabalhos publicados permanecem na internet podendo servir para outro usuário fazer pesquisas, mas, deve se tomar cuidado com as fontes que geram esses trabalhos, pois às vezes podem conter alguma informação errônea.



DESAFIO DO ENSINO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM BIOLOGIA
                                    
Aline Oliveira Costa Gomes RA : 2013213
Ana Carolina Gallego  RA: 2013361
PADUAN, Paula Jaqueline. As implicações das novas tecnologias no ensino de biologia na escola média. 2005. 5 f. TCC (Graduação) - Curso de Biologia, Unimep: Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2005.
Apesar dos avanços da tecnologia os professores encontram dificuldades para aplica-las, pois os alunos do ensino médio são de religiões e economias diferentes. De acordo com os pesquisadores do Ensino de ciências, eles tem destacado que há muita necessidade de educar o ser humano, para que possam formar cidadãos responsáveis pela alfabetização que contemple uma formação cientifica. Os professores formam concepções ao longo de sua vida, sobre a escola, educação e aprendizagem e da própria ciência que ensina. A participação de professores qualificados em programas, projetos, atividades que os permitem refletir sobre a sua prática de ensino e sobre a sua formação de educador são essenciais para sua formação acadêmica. Hoje em dia é preciso um professor bem qualificado, com uma qualificação diferente de anos atrás. A sociedade hoje exige um aluno que tenha competência, habilidade, agilidade, para que possa ir para o mercado de trabalho. A visão tradicional, que professores formados em ciências tem, impossibilita os alunos de observarem de perto como os fenômenos naturais se dão, muitas vezes sabendo só o resultado e não o processo. Para uma melhor aprendizagem e observação destes fenômenos, não seria necessária uma mudança drástica do currículo, mas sim conciliar a teoria e a pratica. Foi criado um Núcleo de Formação Compartilhada constituído por professores de biologia (da escola básica e da universidade) e bolsistas, cuja o objetivo é ajudar professores, e pedir aos alunos que digam se tiveram ou não as práticas, e deixar isto disponibilizado para que os mesmos tenham aulas diferentes das habituais. Este projeto foi feito em forma de pesquisa, e foi feito coletivamente reunindo professores e pesquisadores, usando um teste de 11questões. Porém, quando se falou sobre as questões éticas os alunos pareceram não ligar muito, pareceram priorizar os resultados. Os aspectos negativos foram que os alunos pesquisados pareceram dar mais valor a produção e conservação de alimentos, e pareceram ter uma visão ingênua em relação a manipulação de DNA.

 

INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA DAS TICS NA BIOLOGIA



Vanessa Moraes Del Col – RA 2009296


 RUPPENTHAL, Raquel; SANTOS, Tatiana Linhares dos; PRATI, Tatiana Valesca. A utilização de mídias e TICs nas aulas de Biologia: como explorá-las. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/18163/23015>. Acesso em: 22 nov. 2013.

As Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC’s) utilizadas no processo de ensino aprendizagem garantem um auxilio na transmissão da educação para os alunos de ciências, utilizando recursos inovadores e agora o professor tem que se adequar a nova situação para execução das aulas.

O recurso das TIC’s deve ser integrado com alguns cuidados, incluindo o contexto social, ao preparar uma aula com este recurso o docente deve sempre garantir que todos os alunos tenham o acesso adequado para sua utilização. Algumas situações podem ocorrer como a falta ou deficiência dos recursos ou a integração entre alunos que já possuem maior habilidade com outros menos preparados.
A utilização das TIC’s dentro da sala de aula não é apenas uma navegação pela internet, mais um processo acadêmico importante para pesquisas integradas a disciplina de ciências biológicas. Nesta pesquisa o aluno se integra ao contexto social e cultural adquirindo conhecimento e até mesmo a prática ao assunto que esta sendo pesquisado.
O governo tem grande parcela de culpa pela deficiência das TIC’s integradas no ensino, hoje nos deparamos com a falta de preparação do corpo docente, estrutura física desqualificada que resultam em laboratórios de informática trancados e alunos desintegrados a sistemas que ontem eram inovadores e hoje já se tornam ultrapassados.




2o. Semestre de 2012

Tecnologia na educação especial

Alex dos Santos Feitosa
Iolanda Ferreira de Souza

A tecnologia tem se desenvolvido de forma avassaladora, provocando grandes impactos na educação tornando-se estratégia fundamental para o ensino e aprendizagem. Apesar desses grandes avanços tecnológicos pode se observar uma grande falha na aplicação da tecnologia ao se tratar do ensino para educação especial, desde a falta de preparo de muitos docentes à falta de estrutura, devido a pouca preocupação dos governantes em viabilizar verbas para um melhor desenvolvimento da inclusão digital e social . Segundo Robson Carlos “É o profissional do ensino trabalhando como um facilitador e criador de condições para que esses objetivos sejam alcançados.”
            Visivelmente percebemos o quão importante é para alunos especiais o uso da tecnologia de última geração, com softwares capazes de tornar o ensino pratico e didático, tornando-se também ferramenta de motivação para o aluno e professor.

Referência Bibliográfica

LIMA, Robson Carlos. O uso da tecnologia na educação especial.
Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/o-uso-da-tecnologia-na-educacao-especial/1880/ Último acesso: 07/12/2011 ás 20:37

A INTERNET E O ENSINO

André Poluboiaginof Lobato
Marilda Valéria Simões

O uso da tecnologia e comunicação está presente diretamente ou indiretamente na vida de todos e possui um grande fluxo de informações atualizadas constantemente em todos as áreas importantes para o ensino, ou seja, é na internet que se encontra o dinamismo  que a educação necessita para o aprendizado.
Podemos dividir a internet em duas etapas importantes. A primeira foi a possibilidade de contatar pessoas de diferentes lugares, culturas e diminuindo a distância entre elas. A segunda etapa importante está relacionada com a educação, tendo como exemplo o ensino a distância, a possibilidade de um dinamismo no ambiente escolar, pesquisas  etc.
            Como o pesquisador José Manuel Moran, especialista em educação no Brasil cita em um artigo ‘’ A Internet está explodindo como a mídia mais promissora desde a implantação da televisão. É a mídia mais aberta, descentralizada e, por isso mesmo, mais ameaçadora para os grupos políticos e econômicos hegemônicos. ‘’
A internet é atraente para o aluno que encontra informações em formas de imagens, vídeos, interagindo com o programa de aprendizado etc. No ensino de ciências biológicas ela é imprescindível, pois a cada instante uma nova informação ou estudo é feito mudando todas as características do que já era conhecido. Um exemplo disto é água-viva descoberta recentemente chamada de "Turritopsis nutricula" que é considerada imortal, pois após atingir sua maturidade retorna ao estágio de pólipo repetindo o processo inúmeras vezes. Sem a internet está informação demoraria para chegar aos tradicionais livros, ou seja, os alunos aprenderiam conceitos errados.
Através dessas poucas linhas podemos perceber como o dinamismo da internet pode auxiliar o ensino de forma decisiva.

Referência bibliográfica:  MORAN, José Manuel. Como Utilizar a Internet na Educação. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/internet.htm>. Acesso em: 07 dez. 2011.


INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA



Bruno Veloso de Lima

Michele Joseane Umbelino Contato



“A tecnologia educacional é a área de conhecimento onde a tecnologia se submete aos objetivos educacionais. Ela procura auxiliar o processo ensino e aprendizagem de modo a propiciar formas adequadas de utilizar os recursos tecnológicos na educação, ou seja, as funções maiores da escola serão enriquecidas com a grandeza das novas fontes de informações e ferramentas tecnológicas modernas preocupando-se com as técnicas e sua adequação às necessidades e à realidade dos educandos, da escola, do professor, da cultura em que a educação está inserida.”
O avanço da tecnologia possibilita a interação em que um individuo possa se expandir para todo acontecimento e atualidades do mundo.
O desenvolvimento científico-tecnológico tem sido tão rápido que certos processos e equipamentos podem tornar-se obsoletos em poucos anos. Essa corrida pela inovação transforma até mesmo algumas práticas sociais, como está acontecendo com a rápida expanção da rede mundial de computadores.   
Porém hà casos que a tecnologia é indispensável, como no caso do crecimento e desenvolvimento de uma semente numa animação se podemos ter a experiência real.  
Com tudo podemos observar a capacidade de armazenamento de informação para diversos assuntos, sendo eles educacional, profissionais e pessoal.

HEWITT, Susan. Tecnologia Educacional.
Disponivel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_educacional - último acesso às 20h45min.

Tecnologia e a educação
                            
Camila Villiger
Isabella Caroline da Cunha Ferreira

Nos dias de hoje a tecnologia vem sendo uma grande aliada para a educação em geral, porém não são todos que vem utilizando esse recurso.
Segundo Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, doutora em educação, explica que  é preciso que o educador comece a dar sentido aos equipamentos que ira usar em seu trabalho. Pois é a partir do momento no qual as novas mídias são adquiridas que valorizamos o seu uso. “Temos hoje boas bases informatizadas que foram criadas pelas próprias Secretarias de Educação com o intuito de facilitar os dados escolares, com o desempenho de alunos, índices de aprovação e evasão. No entanto, de nada adianta o diretor alimentar essas bases se, quando alguém solicita alguma informação, ela acha mais fácil procurar num papelzinho.”

“Os alunos e professores precisão se apropriar da tecnologia tanto no que se refere ao uso do computador e da internet como de outras ferramentas da comunicação e informação”, enfatiza Léa Fagundes.

Portanto é importante lembrarmos que a capacitação dos educadores e gestores para o uso da mídia não seja tão superficial, mas que haja uma conexão entre escola e comunidade, assim o aluno poderá também levar o que aprende para fora da sala de aula, fazendo do uso da tecnologia algo do cotidiano de todos.

Referência bibliográfica: OLYNTHO, Maria. TECNOLOGIA: A conexão que faz a diferença. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/importancia-tecnologia-405472.shtml>. Acesso em: 01 ago. 2008.

A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Carina Melo Silva
Lincoln César de Oliveira
O uso das tecnologias no ensino foi bastante comentado durante o semestre, tanto sobre o seu uso devido como indevido onde foram apontadas críticas e o aproveitamento de seu uso com o professor e os alunos. Comentou-se também como deve ser trabalhado em sala de aula, tem como dever preparar seus atores para o uso do computador como ferramenta importante na construção do conhecimento. Sendo que essa preparação traz benefícios na própria estrutura da aula. É importante que o professor não perca a função na vida do aluno, sabendo conciliar seu conhecimento.
É possível ter diálogo juntamente com a tecnologia passando, assim, as possibilidades educativas para os professores, não descuidando das informações que chegam até os alunos. Um grande exemplo é a internet que é usada por eles, às informações que são transmitidas, talvez não seja realmente um processo educativo.
O que me parece fundamental para nós, hoje, mecânicos ou físicos, pedagogos ou pedreiros, marceneiros ou biólogos é a assunção de uma posição crítica, vigilante, indagadora, em face da tecnologia. Nem, de um lado, demonologizá-la, nem, de outro, divinizá-la. (FREIRE, 1992, p. 133).

            O educador tem como importância a tecnologia educacional servindo como ferramenta de aprendizagem e ensino, assim simplificando para o educando o conteúdo a ser transmitido. Onde irá ser o maior estimulador de novas pesquisas e novos interesses na aprendizagem e assim transformando todas as informações em conhecimentos educacionais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALENCAR, Anderson Fernandes de. O pensamento de Paulo Freire sobre a tecnologia traçando novas perspectivas. Disponível em: <www.neami.uff.br>. Acesso em: 07 dez. 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Disponível em: <www.neami.uff.br>. Acesso em: 07 dez. 2011.
Tecnologia: uma maneira de entrar no mundo dos cientistas
Carina Barbosa
Neusa de Morais Martins
Antigamente a humanidade se baseava nos desígnios das divindades para explicar os fenômenos naturais que influenciavam o seu cotidiano. Hoje em dia a sociedade moderna passou a confiar na ciência e nas tecnologias modernas para desvendar e explicar esses fenômenos.
O que era mítico e sobrenatural passou a ser facilmente detectado e explicado pela ciência.
Grandes eventos como terremotos, cataclismas, furacões, entre outros, podem ser previstos com o uso adequado da tecnologia.
Mas o que isso tem a ver com o ensino das Ciências?
O ensino das Ciências vem com o objetivo de aproximar os alunos dos eventos ocorrentes no meio em que vivem e que de alguma forma os influenciam, através dos processos de investigação científica e tecnológica, abrem caminho para uma participação ativa dos alunos na obtenção de informações, soluções de problemas e tomadas de decisões.
Criando assim um ser consciente, que interage ativamente com a ciência e a tecnologia, capaz de desenvolver valores e idéias à partir de temas locais, políticas e temas globais.
Segundo Fourez: “Nossa maneira de ensinar as ciências são centradas nas teorias e nos modelos interessantes aos alunos; ou, ao contrário, nosso ensino é centrado sobre os interesses dos cientistas? Seriam nossos cursos de ciências não mais que uma maneira de os fazer entrar no mundo dos cientistas, do que uma forma de os ajudar a explorar seu mundo?”
Sendo assim a tecnologia se torna indispensável para o exercício da ciência e para a formação de futuros cidadãos conscientes, talvez até, futuros cientistas.

Referência Bibliográfica
SANTOS, Wildson Luiz Pereira Dos; FLEURY, Eduardo; MORTIMER. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S ( Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira. Disponível
em: <http://ufpa.br/ensinoftf/artigos2/wildsoneduardo.pdf>. Acesso em: 07 dez. 2011.

Tecnologia da Informação e Educação
Sandra Lapa
Claudineia Cadoni

Há pouco tempo os educadores do Brasil têm usado as TICs - Tecnologia da Informação e Comunicação em sala de aula. Através da mesma observa-se que dinamiza, motiva e conduz o aluno a descobertas dependo do uso e quais são os parâmetros que quer alcançar. As aulas tradicionalistas muito pouco se apropriam dos recursos que as TICs propiciam como elemento renovador das mídias no processo ensino-aprendizagem. Não é a salvação da Educação Brasileira, contudo tem contribuído para uma melhor socialização do direito de estudar e aprender com mais atratividade e interação.
Pode-se usar o Word do Windows, para o desenvolvimento de textos como: poesias, contos, crônicas, jornais escolares, criação de cordéis, até mesmo para fazer uma história em quadrinhos a partir de um texto pré-trabalhado em sala de aula com co-participação do Paint e outros trabalhos que dependem da criatividade do Professor. O Word ainda pode nos auxiliar na criação de Blogs, Páginas sobre a disciplina lecionada para Web – ou mesmo hospedar no site da Escola - e fazer links com comunidades que eles – os alunos - usam diariamente como Orkut e outras.
Poucas Escolas Estaduais dispõe do recurso da Internet para uso pelos alunos. Mas não pode dizer que está muito distante das mídias, pois há certo tempo têm a sua disposição os Tele cursos e TV Escola, Vídeos-Produções da TV Escola auxiliando o processo de educação presencial e o chamado hoje EAD. Mas a coisa está mudando. O governo Brasileiro precisa fazer a sua parte no sentido de dá a infra-estrutura e formação dessa nova escola e desse novo professor. Contribuindo com esse processo de mudança, já existe até o Software Livre que propícia a essa inclusão diminuindo sensivelmente os custos com programas comerciais caríssimos.
VILLELA, Paula. As TICs precisam ser explicadas na mídia. Artigo do Informativo.http://www.comunicacao.pro.br/setepontos/20/ticsnamidia.htm acesso em 07/12/2011 ás 20:15

Escolas e Internet

Cristiane do Nascimento
Roberta Cristina de Oliveira

Hoje em dia a internet ocupa um papel secundário nas escolas. Existem projetos em vários países para incentivar o uso dos recursos da Internet para o ensino em geral. A Internet não deve ser apenas encarada como milhões de computadores, e sim como os milhões de seres humanos atrás das telas e dos teclados. Na educação a internet  constitui um papel importante, principalmente no ensino fundamental, isso é possível devido ao fácil acesso à informação, como um instrumento de transformação que constitui um meio de comunicação à distância.
 Evidentemente, a comunicação eletrônica abrange apenas uma parte da comunicação humana, nas escolas ela não pode nem deve substituir o diálogo pessoal, ou o contato humano direto, mas sim dimensionar novas formas  de contato e comunicação.
O uso da rede mundial de comunicação propicia acesso à informação e comunicação mundial, bens valiosos, para as regiões e instituições menos privilegiadas. O uso produtivo da Internet para fins educativos é quase tão infinito quanto às ramificações da própria rede e encontra seu limite apenas na imaginação dos professores e alunos que queiram tirar proveito dela. Assim a internet e a educação podem andar de mãos dadas rumo à evolução da humanidade.
As tecnologias nos ajudam a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está confuso, caótico, disperso. Por isso é tão importante dominar ferramentas de busca da informação e saber interpretar o que se escolhe, adaptá-lo ao contexto pessoal e regional e situar cada informação dentro do universo de referências pessoais.”(MORAM,2009).

Referência Bibliográfica
MORAM, José Manuel. Como utilizar as tecnologias na escola: Tecnologias para ajudar na pesquisa. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/index7.html>. Acesso em: 07 dez. 2011.

O uso da tecnologia auxiliando na educação
Denise Ivone Marques Dias
 Solange Daniela Gonzalez de Oliveira
Educar é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações. Ajudando os alunos a construírem sua identidade, auxiliando no  desenvolvimento de suas habilidades , emoções  e comunicação para que encontrem seus espaços pessoais, sociais e profissionais até se tornarem cidadãos realizados e produtivos. Integrados na sociedade da informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a nos comunicar,  ensinar,  integrar o humano e o tecnológico associando o individual, o grupal e o social. O professor tem um grande leque de opções metodológicas, que  de possibilita organizar sua comunicação com os alunos,  introduzir um tema, de trabalhar com os alunos presencial e virtualmente. Depende de cada docente encontrar uma forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e procedimentos metodológicos. Mas também é importante desenvolvam, ampliem e aprendam a dominar as formas de comunicação para auxiliar melhor seus alunos.  A Internet favorece a construção cooperativa do trabalho conjunto entre professores e alunos, que se aproximam fisicamente ou virtualmente. Podemos participar de pesquisas, projeto abrindo um grande campo de pesquisa, podendo fazer investigação sobre um problema atualidades.
“Com a Internet podemos modificar mais facilmente a forma de ensinar e aprender tanto nos cursos presenciais como nos a distância. São muitos os caminhos, que dependerão da situação concreta em que o professor se encontrar: número de alunos, tecnologias disponíveis, duração das aulas, quantidade total de aulas que o professor dá por semana, apoio institucional. Alguns parecem ser, atualmente, mais viáveis e produtivos.” (MORAN, 2000, p.137).
Referência Bibliográfica
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/inov.htm>. Acesso em: 18 nov. 2011.
O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO.
Fabiana Aparecida de Viveiros
 Mayara Pinheiro Xavier
É cada vez mais freqüente o uso de novas tecnologias aplicadas ao auxilio na educação transformando e se aprimorando com tamanha rapidez, de forma que os alunos conseguem compreender o que acontece ao seu redor através das tecnológicas da educação.
Nós professores de Ciências Biológicas, podemos usufruir de sites educativos, criando blogs com questionários para aprimorar o ensino, utilização de laboratórios equipados com computadores com acesso a internet, com vídeos aulas que estaria ajudando os alunos a esclarecer as suas duvidas, fazendo assim um feedback.
O papel atual do educador não é o de transmitir informações, mas sim, o de orientar o aluno e servir como mediador, permitido um melhor aproveitamento das suas potencialidades. Atualmente, a “sala-de-aula” não se reduz a um determinado campo físico, ela se estendeu e venceu distâncias com o uso das novas tecnologias. A nova sociedade emergente procura homens criativos, críticos e capazes de direcionar suas ações de acordo com o ritmo em que as mudanças ocorrem.
“A tecnologia do amanhã requer não milhões de homens levemente alfabetizados prontos para trabalhar em uníssono em tarefas infinitamente repetitivas, nem homens que recebem ordens sem piscar, conscientes de que o pão se consegue com a submissão mecânica à autoridade, mas sim de homens que possam fazer julgamentos críticos, que possam abrir caminho através dos ambientes novos, que sejam rápidos na identificação de novos relacionamentos numa sociedade em rápida mutação” (Toffler 1970: 323-4).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOAS, Adriana Vilas. Tecnologia aplicada à educação. Disponível em:
O MUNDO TECNOLOGICO NOS DIAS DE HOJE EM FUNÇÃO DA APRENDIZAGEM.
FABIO MIGUEL APARECIDO PINHEIRO
ROSANA DANIELA DE LIMA
É de grande importância a escola preparar seus alunos para essas grandes tecnologias que temos nos dias de hoje, uma das mais importantes é o computador, onde vai servir de grande ferramenta para o aprendizado, trazendo benefícios para sala de aula, mais opções para pesquisas dos alunos, podendo muitas vezes ser substituído por livros didáticos.
O ato de educar, ensinar não é só transmitir conhecimentos é fazer com que o educando saiba interiorizar cada informação á que tenha algum sentido na prática do cotidiano, onde entram as ferramentas sociais que facilita a vida do homem no dia a dia.
Na área de ciências biológicas as tecnologias aplicadas envolvem as seguintes áreas de trabalho: pesquisa científica (básica ou aplicada, em instituições públicas e privada, como cientista coordenador ou executante, em área de sua competência); docência universitária (nos níveis de graduação e pós-graduação, em disciplina que tiver competência); dentre outras, análises moleculares (biossíntese de macromoléculas diagnóstico através do uso de ácidos nucléicos, engenharia genética); bioengenharia (desenvolvimento de software, equipamentos e afins, de uso em pesquisa e diagnóstico); produção e análise de bioderivados (responsabilidade técnica, execução e controle de qualidade de insumos biológicos como reagentes, soros e vacinas, dentre outros.
A tecnologia nos fornece muito mais recursos através de pesquisas, onde podemos cada vez mais nos aperfeiçoar para melhorar  nosso aprendizado, para isso basta que cada um de nós tenha o interesse de se aprofundar em sua profissão.
Bibliografia 
www.pedagogiatecnologiaeducação.blogspot.com (ultimo acesso dia 07-12-11 as 18:30hrs) www.nc.vfpr.br ( ultimo acesso dia 07-12-2011 as 20:25 hrs)
O ENSINO E APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL

GILSON CANDIDO DE ALMEIDA
MARILU DE LIMA VELOSO

Neste mundo globalizado que estamos vivendo e com o aumento do uso da tecnologia, é indispensável o conhecimento da informática e seus benefícios pelos alunos e professores.
Cada vez mais a tecnologia está presente no cotidiano de docentes e discentes, isso faz com que haja uma estimulação da curiosidade por temas diversos, principalmente na área de Ciências Biológicas, pois esta exige muita pesquisa e estudos, pois a Ciência se atualiza dia a dia e o mesmo ocorre com a tecnologia.
Temas variados são trazidos em forma de vídeos, filmes, discussões, aulas expositivas e ilustrações, tornando assim o ensino e aprendizagem mais atraente e divertido.
“A Internet pode ajudar o professor a preparar melhor a sua aula, a ampliar as formas de lecionar, a modificar o processo de avaliação e de comunicação com o aluno e com os seus colegas”. (Professor José Manuel Moran)
De maneira geral essa ferramenta se tornou imprescindível tanto para o professor quanto para os alunos. Esse grande avanço nos possibilita entrar na nova era tecnológica e usá-la adequadamente.

Referência Bibliográfica:

Tecnologia educacional


Jéssica Valentim
Thais Cavenatti

As Tecnologias educacionais são utilizadas desde o princípio da educação sistematizada. O que se mais usa hoje é giz e da lousa, que antigamente eram feitas de pedra - ardósia. A tecnologia foi avançando cada vez mais, é comum recursos tecnológicos que ajudam no desenvolvimento das aulas surgirem para facilitar a aprendizagem. 
O educador estar apto a mudar e estar consciente da importância da tecnologia educacional como ferramenta valiosa no processo de ensino e aprendizagem, facilitando para o educando uma assimilação significativa dos conteúdos, bem como proporcionando um avanço na construção de novos conhecimentos. Ele se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante. Também coordena o processo de apresentação dos resultados pelos alunos, transformando informação em conhecimento.
Porém, a tecnologia pode também trazer “ruídos” na aprendizagem dos alunos, pois, estas ferramentas em excesso e sem um conhecimento prévio do professor que usa estes recursos, pode se tornar uma aula cansativa e estressante para este aluno.
A tecnologia na Biologia pode ser muito aproveitada de forma positiva, ela pode se utilizar de métodos como data show, slides, exibindo imagens, vídeos [...] quem são muito importantes nestas matérias, para conscientizações e aproximação dos alunos com o conteúdo.
“É uma maneira sistemática de elaborar, levar a cabo e avaliar o processo de aprendizagem em termos de objetivos específicos, baseados na investigação da aprendizagem e da comunicação humana, empregando uma combinação de recursos e materiais para conseguir uma aprendizagem mais efetiva.
PABLOS PONS. 1994.    

                                                                       
PONS, Pablos. TECNOLOGIA EDUCACIONAL. Revista Brasileira De Informática Na Educação, São Paulo, n., p.42, 19 mar. 1994.
Tecnologias utilizadas na educação

Júlia Lorencini Sampaio
Rafael Cubero

É indiscutível a importância dos recursos tecnológicos aplicados a educação em todas as fases, desde o ensino fundamental e durante o decorrer da vida do individuo, embora ainda se cultive certo “tabu” acerca do uso desse recurso, por ser de fácil e amplo acesso, em alguns casos coloca em duvida a integridade e veracidade de seus assuntos.
Alguns profissionais da educação demonstram certo receio na utilização esse meio, mas como diz Edinabel Santos da Silva “O profissional em educação não deve  pensar que irá perder seu emprego por conta da informática e sim utilizá-la como um meio para melhorar a qualidade de ensino”, pois, com essa ferramenta em mãos o profissional tende a melhorar o conteúdo de sua aula e por conseqüência a qualidade da mesma.
            Como exemplo podemos citar uma aula que aborde o tema ecossistema, se a escola possuir o recurso e o professor utilizar de um software como o SIM EARTH, que produz simulações com o planeta, pode-se criar um ecossistema e seus impactos. Dessa forma aproxima-se os alunos essa realidade e deixa a aula menos maçante para ambos.
            Portanto o uso das tecnologias,não só a internet mas também recursos multimídia e outros, podem e devem ser associadas como complemento  a educação, pelos educadores, buscando a integração do estudante com a disciplina e com o meio onde vive, dando ao aluno mais preparo para o mercado de trabalho.


Referencia Bibliográfica
SILVA, Edinabel Santos da. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: TECNOLOGIA. Disponível em: <http://www.escolasaofranciscodeassis.com/index.php?option=com_content&view=article&id=313:a-importancia-da-tecnologia-na-educacao&catid=46:informes&Itemid=65>. Acesso em: 07 dez. 2011.

O Avanço da tecnologia

Juliana de Lourdes Rodrigues Fagundes
Débora Aparecida Gonçalves

 A tecnologia tem levado as instituições de ensino e aos docentes um novo modo de aprendizagem, com mais informações e possibilidades de se atualizar cada vez mais. Também proporciona aos alunos significativas formas de aprendizagem através da tecnologia.
Cabe a cada instituição de ensino o interesse de estimular e dar condições aos alunos para que tenha acesso aos meios técnicos de comunicação.
“Segundo Valente (1999), o uso do computador na educação objetiva a integração do educador no processo de aprendizagem dos conceitos curriculares em todas as modalidades em nível de ensino, podendo desempenhar papel de facilitador entre o aluno e a constituição do seu conhecimento”.
O uso da tecnologia no estudo da ciências biológicas é de grande importância, pois a maioria das descobertas de curas de doenças aconteceram através do uso da tecnologia.
Cada vez que a tecnologia avança, varias outras descobertas são feitas, não apenas curas de doenças, mas descobertas que ajudam para que não ocorra grande degradação do meio ambiente entre outras.
Portanto, a tecnologia avança cada vez mais, e seu uso trás melhoras para a humanidade e para o planeta.


Referência

IENNACO, Juliana de Paula. Tecnologias na Educação: a importância das novas mídias na formação do professor e seus desdobramentos no universo escolar: Tecnologias na Educação: a importância das novas mídias na formação do professor e seus desdobramentos no universo escolar. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/tecnologias-na-educacao-a-importancia-das-novas-midias-na-formacao-do-professor-e-seus-desdobramentos-no-universo-escolar/29155/>. Acesso em: 07 dez. 2011.
O domínio das máquinas

Talita Graziele Villaça Mariano
Marcos Aurelio Kepp

            A tecnologia já se tornou um recurso presente no dia-a-dia do indivíduo, a cada momento está evoluindo de forma rápida, trazendo vários benefícios para sua vida e ao mesmo tempo questiona como a escola tem assimilado essa evolução tecnológica. Silva (2007)
            A escola tem como dever preparar seus professores para o uso do computador como ferramenta importante na construção do conhecimento do seu aluno.
            Essa preparação traz benefícios na própria estrutura da aula, podendo em alguns momentos substituir o livro didático por um site e atividades que desperte uma aprendizagem significativa.
            É importante frisar que o professor não perde a sua função na vida do aluno, se souber é claro, ser um bom mediador do conhecimento.
            A tecnologia está tomando um espaço tão grande, que de certa forma estamos nos tornando dependentes dela. Podemos observar em nossa vida secular por meio dos benéficos que o computador promove, a escola não é diferente, pois, o ensino torna-se mais atrativo e interessante para o aluno, como o caso do hipertexto que permite o mesmo a construir uma rede de conhecimentos gerando uma aprendizagem significativa e produtiva na sua vida.
            Os professores só precisam ficar atentos às mudanças e procurar aprimorar seus conhecimentos para fazer um uso significativo dessa ferramenta.
            Enfim a tecnologia é um recurso valioso em nossas vidas.

SILVA, Divina Salvador. Pedagogia e tecnologia. Disponível em: Universidade Católica de Minas Gerais. Acesso em: 06 maio 2007.

O bom uso das ferramentas tecnológicas
Mata Mozer
Tais Regina  da Silva
  A tecnologia vem  sofrendo evoluções muito rápido a cada dia surgi uma nova e moderna maquina que pode nos  ajudar na educação uma  grande arma que foi criada para ajudar na educação foi o ensino a distancia,onde  os alunos aprende tudo pela  internet  sem   precisar se locomover para cidades distantes.
   Outro meio que ajuda na aprendizagem é uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula para muitos alunos visuais o uso de imagem é fundamental para a sua aprendizagem, as vezes uma simples apresentação de slides facilita a forma do aluno aprender.
   Sem duvidas as ferramentas tecnológicas ajudam na aprendizagem, mas os educadores não podem e nem devem ficar presos a elas não a forma melhor de aprender do que por em pratica aquilo que foi dito em sala de aula, mostrar para os alunos que o tema estudo  faz parte do seu dia é a melhor forma de chamar a  atenção do aluno ao  tema.
  O uso da tecnologia em aulas deve ser visto pelos educadores como um recurso a mais que pode aprimorar a sua aula, a escola que não possui nenhum recurso  a ser utilizado  ai entra a criatividade do  educador.
   Porem deve-se  saber as forma de utilizar essas  tecnologia pois o mal isso pode prejudicar  a aula e as vezes até pode ser interpretado como um ruído na aprendizagem  dos alunos.
        Segundo Valéria de Oliveira: ‘’Tais possibilidades interativas podem trazer para a docência novos encaminhamentos quanto ao processo de aquisição do conhecimento pelo aluno.’’
O  bom uso da tecnologia  pode  ajudar na aprendizagem pode também começa a acabar   com a exclusão digital afinal é nas escolas publicas que muitos  alunos vêem a primeira e as vezes a única oportunidade de aprender a utilizar a tecnologia a seu favor.
Bibliografia
PAIVA, José Eustáquio Machado de. Um estudo acerca do conceito de tecnologia. In: Educação & Tecnologia. Belo Horizonte: Revista do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, v. 4 n. ½ jan/dez. 1999.

Tecnologia e educação inovando o futuro


Melissa Ferreira Soares
 Suellen Ferrari Siqueira

A psicologia e a educação precisam levar as diferentes maneiras de buscar

o conhecimento na sala de aula e a visão de que a prática escolar deve
sempre andar junto com a Tecnologia da Informação e da Comunicação para atender as necessidades dessa era tecnológica em constante desenvolvimento.
Com o passar do tempo observou-se que com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação podem ajudar a inovar o ensino e a aprendizagem da disciplina de Biologia.
A atenção que era centrada no professor e nos conteúdos aplicados por ele, antes passados de maneira estressante e duradora agora com o auxilio de novas tecnologias o aluno passou a se interessar e construir seus conhecimentos de uma forma mais critica e facilitada.
As tecnologias usadas como recursos metodológicos passam a ser uma opção do professor e com esse recurso ele deve abordar as realidades sociais e regionais, estimulando o interesse do aluno, facilitando a sua sociabilização e buscando soluções de seus problemas.
É preciso também que os professores saiba construir atividades inovadoras
que levem os alunos a evoluírem em seus conceitos, habilidades e atitudes, além de saber dirigir os trabalhos dos alunos, pra que estes realmente alcancem os objetivos propostos. O saber fazer nesses casos é muitas vezes bem mais difícil do que o fazer (“planejar a atividade) e merece todo um trabalho de assistência e de análise crítica dessas aulas”. (Carvalho apud, Pessoa, p. 23, 2006).

Bibliografia:
OLIVEIRA, Maria de Fátima Aimone de. Tecnologia e educação inovando o futuro.     Disponível    em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2440-8.pdf>. Acesso em: 07 dez. 2011.

A tecnologia em nossa dia-a-dia.
Tábata Padovan Serafim
Michele Bueno Garcia
Nos dias de hoje as tecnologias se transformam e se aprimoram tão rapidamente que a forma de agir de quem usa também deve se modificar para que este se adapte a um novo contexto e não fique para trás. Não há como negar que essas mudanças nos beneficiaram com uma enorme economia de tempo e espaço. Como por exemplo, enviar um e-mail economiza preciosos minutos e salvar fotos em CDs nos garante grande espaço nos armários.
Essas tecnologias não são diferentes quando utilizadas na educação. As informações fluem muito rápido, os softwares, juntamente com o professor, ajudam o aluno não só a participar do processo educativo, como também, a construir seus próprios conhecimentos.
O educador não tem apenas o papel de transmitir as informações, mas também o de orientar e mediar essas informações para com os alunos de modo potencializar esse aprendizado.
Com a utilização da internet, ficou ainda mais amplo o espaço para pesquisas, que antes era limitado aos livros. A internet é uma grande difusora de informações vindas de todas as partes do mundo, facilitando o acesso a culturas diversificadas e promovendo uma maior interação do aluno com o mundo que o cerca.
Para o professor é importante conhecer os meios em que seus alunos pesquisam para interagir e saber realmente a procedência das informações. É necessário estar antenado aos novos meios e saber utilizá-los também como seus aliados.
Uma aula produzida com material interativo fica muito mais interessante para o aluno, faz com que ele se sinta estimulado a pesquisar mais sobre o assunto. A sala de aula não se limita ao espaço físico, ela deve ir além, vídeos, noticias tudo que for relacionado ao assunto trabalhado pode ser adicionado as aulas fazendo com que elas fiquem dinâmicas e contextualizadas ao mundo que nos cerca.
Sendo assim as novas tecnologias não só como a internet, mais os aparelhos (data shows, slides, lousas interativas), tudo que for relacionado para aprimorar uma aula é de grande valia ao processo educativo. 
Bibliografia:
BOAS, Adriana Vilas. Tecnologia aplicada à educação. Disponível em: <http://www.faced.ufba.br/~edc287/edc2871999/adrianavilasboas.htm>. Acesso em: 07 dez. 2011.
 
MORAN, José Manuel. Desafios da Internet para o professor. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/desaf_int.htm>. Acesso em: 07 dez. 2011.